domingo, 23 de setembro de 2007

Presidente Lula embarca hoje para Nova York

23/09/2007

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo para Nova York, onde participa da abertura da Assembléia-Geral das Nações Unidas nesta segunda-feira (24).

A partida, que estava prevista amanhã, foi antecipada para hoje (23). Lula deve embarcar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 15h30.

Nos Estados Unidos, Lula participa de jantar oferecido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, aos chefes de Estado e governo sobre o tema da mudança climática, na segunda-feira à noite.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, além de participar da assembléia, Lula se reúne amanhã com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no Hotel Waldorf Astoria, logo após o encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, na sede da ONU.

No total, o presidente brasileiro deve se reunir com seis chefes de Estado e de governo durante sua passagem por Nova York. Já estação agendados rápidos encontros com o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, e da França, Nicholas Sarkozy.


ONU


Alguns países já confirmaram a presença de seus líderes na 62ª Assembléia Geral da ONU, como Estados Unidos, Indonésia, África do Sul, França, México, Benin, Alemanha, Portugal, Canadá, Itália, além do presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Na terça-feira (25), Lula mantém encontro privado com Ban Ki-moon.

Ainda na terça-feira, pela manhã, acontece a abertura do debate geral da assembléia. O Brasil deve ser o primeiro país a falar e o discurso de Lula deve ressaltar o papel dos biocombustíveis para o desenvolvimento sustentável.

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, informou na última quarta-feira (19) que a fala do presidente deve abordar ainda temas como "as conquistas do Brasil na diminuição da desigualdade social, as metas do milênio, ação internacional contra a fome e a pobreza, a necessidade de reforçar a dimensão de desenvolvimento da missão da ONU no Haiti, o reforço do multilateralismo e o imperativo da participação de países em desenvolvimento nos grandes fóruns de decisão internacionais, tais como o Conselho de Segurança e o G8".

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, também participa do evento da ONU e embarca para Nova York após realizar reuniões no Haiti com o presidente do país, René Preval.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u330735.shtml



Nenhum comentário: