sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Lula se reúne hoje com primeiro-ministro e empresários da Noruega

14/09/2007


Oslo, 14 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre hoje um seminário com a presença de empresários brasileiros e noruegueses e terá uma reunião com o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, no encerramento de sua visita ao país.

Lula, que ontem à noite foi homenageado com um jantar de gala no Palácio Real pelos reis Harald V e Sonia, abrirá a agenda de trabalho com um café da manhã com empresários noruegueses. O ministro da Energia e Petróleo da Noruega, Odd Roger Enoksen, também participa do encontro.

Em seguida, Lula vai a um fórum econômico organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega, para em seguida depositar flores no monumento nacional, na Fortaleza de Akershus.

Após uma visita ao Stortinget (Parlamento) para se reunir com seu presidente, Thorbjørn Jagland, Lula vai ao escritório do primeiro-ministro. Os dois vão discutir assuntos bilaterais e a adoção dos biocombustíveis, tema central da viagem pelos países nórdicos.

Não está prevista a assinatura de nenhum acordo na área de energia, como aconteceu na Finlândia, Suécia e Dinamarca. Mas é provável que os dois governantes assinem uma declaração genérica sove cooperação em política ambiental. Ela incluiria a possibilidade de projetos conjuntos na África, segundo o Ministério do Meio Ambiente norueguês.

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, vai se reunir com seu colega norueguês, Jonas Gahr Støre, antes de abrir um seminário sobre paz e reconciliação.

O presidente e sua delegação vão depois ao Palácio de Akershus para um almoço oferecido pelo Governo norueguês, com a presença dos reis e dos príncipes herdeiros. Uma cerimônia oficial de despedida no Palácio Real de Oslo encerrará a visita de Lula, que deve deixar a Noruega às 16h40 (12h40 de Brasília), rumo à Espanha.

Fonte: Uol Notícias



Nenhum comentário: