domingo, 16 de setembro de 2007

Lula diz que não abandonará a política e apoiará seu sucessor


ELEIÇÕES


EFELula diz que vai apoiar sucessor

Presidente brasileiro
diz ainda, em entrevista ao jornal espanhol
El País, que nunca
vai deixar a política e que quer contribuir na eleição de seu sucessor





Espanha - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma em entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol El País, que nunca deixará a política e que, quando terminar seu mandato presidencial, em 2010, trabalhará para apoiar seu sucessor.

"Não vou deixar a política, porque a política está em mim há muitos anos", diz o presidente, em entrevista concedida horas antes de iniciar sua visita oficial à Espanha, na qual apresentará o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula afirma que não tem ainda o nome de seu sucessor, mas se compromete a trabalhar para que, "em 2010, quem for candidato para presidente possa me convidar a subir com ele nos comícios".

"Quero contribuir na eleição do meu sucessor. E, quando sair da Presidência, não vou fazer nenhum comentário sobre o governo", acrescenta o líder brasileiro.

Na entrevista, Lula ressalta as conquistas econômicas, ambientais e na luta contra a corrupção em seu governo, mas reconhece que "falta muito" a fazer e defende que a política de sua administração é ir "subindo degrau a degrau".

O presidente reconhece que mudou seu discurso desde que chegou ao poder, e justifica no fato de que, "quando alguém governa, não tem o direito de agir como quando um estava em um comício", o que não impede, acrescenta, de manter "a mais sólida relação" com o movimento social.

O resultado, argumenta, é que "em toda a história do Brasil não houve um momento mais sólido da economia", e que foi possível combinar um bom nível de exportações com um equilíbrio do mercado interno e um forte crescimento com o controle da inflação.


Nenhum comentário: